24/09 – Dia Internacional do Turismo

dia turismoVários senadores ocuparam a tribuna nesta quinta-feira (24) para comemorar, em sessão especial, o Dia Internacional do Turismo. O vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), que abriu a sessão, lembrou que o principal objetivo da data comemorativa é promover a conscientização de toda a comunidade internacional sobre a importância do turismo, “especialmente em seus aspectos socais, culturais, políticos e econômicos”. – Aqui no Brasil, o turismo é uma indústria de extrema importância, especialmente para as regiões menos favorecidas do país. De norte a sul, de leste a oeste, possuímos belezas naturais inigualáveis, bem como exemplares únicos de arquitetura, culinária e manifestações culturais – destacou Marconi Perillo. Lúcia Vânia (PSDB-GO) lamentou que a participação do Brasil na indústria mundial do turismo ainda seja pouco expressiva, em comparação com países desenvolvidos, que têm no setor uma das principais fontes de renda. – Hoje, o turismo representa para os países em desenvolvimento algo em torno de 10% de suas receitas. É pouco, se comparado com as receitas turísticas dos países desenvolvidos, que alcançam índices algumas vezes superiores a 40% – casos da Espanha e França, para citar apenas dois – destacou Lúcia Vânia. Marisa Serrano (PSDB-MS) enalteceu a criação do Ministério do Turismo, em 2003, como um “marco para o turismo brasileiro” e pediu mais recursos orçamentários para desenvolver o setor no Brasil, que, segundo citou, representa apenas 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do turismo mundial. Para Cristovam Buarque (PDT-DF), somente haverá desenvolvimento pleno do turismo brasileiro quando houver uma revolução interna na educação de base, para que todos possam, por exemplo, comunicar-se em outro idioma, além do português, com os estrangeiros que visitam o país. Em seu pronunciamento, Serys Slhessarenko (PT-MT) lembrou que a cada ano a OMT escolhe um tema diferente para abordar durante a comemoração do Dia Internacional do Turismo. – Este ano, o objeto da pauta da Organização é “Mudanças Climáticas: o turismo em busca de ecoeficiência”, com foco nas soluções. Serão apresentados alguns bons resultados de práticas turísticas preservacionistas em todo o mundo – explicou a senadora pelo Mato Grosso. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) destacou pontos turísticos, belezas naturais, festividades e pratos típicos do Pará, região que, segundo lembrou, responde por 26% da região amazônica. Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) lembrou que falar em turismo é falar “em uma das economias mais prósperas do mundo, que movimenta grande parte da geração de empregos do país, dando oportunidade a vários setores da economia do país e, além de tudo, fazendo as pessoas felizes”.

Uma resposta para 24/09 – Dia Internacional do Turismo

  1. É POSSÍVEL UM ECOTURISMO SUSTENTÁVEL, PORÉM É NECESSÁRIO MAIS DEBATES E ANÁLISES PARA QUE NÃO HAJA DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE, SE BEM PLANEJADO
    ESSE RAMO HOTELEIRO CRESCERÁ NA AMÉRICA DO SUL,PORQUE ALÉM DE EXISTIR VÁRIAS BELEZAS NATURAIS,COM A MELHORIA NA INFRAESTRUTURA PARA UMA MAIOR QUALIDADE NA ACOMODAÇÃO DOS TURISTAS COMO NOVOS AEROPORTOS, AUMENTO DE HOTEIS E POUSADAS, E COM UM BOM NÍVEL DE ATENDIMENTO E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE ENTRETENIMENTO ATRAIRÁ MAIS INVESTIMENTOS GERANDO EMPREGOS, RENDA E CRESCIMENTO DE OUTROS SETORES.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: