Festas culturais atraem estrangeiros para o Brasil

As tradições e manifestações culturais são um grande atrativo para o turismo mundial e não poderia ser diferente num país tão diverso quanto o Brasil. Essa diversidade atrai brasileiros e cada vez mais estrangeiros, em sua maioria norte-americanos e europeus. Foi o que verificou uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em duas das mais tradicionais festas populares regionais do Brasil: o São João e a festa de Bumba-Meu-Boi.

Tradicionalmente realizadas no Nordeste e no Norte do país, as duas manifestações têm grande apelo para estes visitantes, que em sua maioria se denominaram “turistas culturais” (83,8% dos entrevistados). Divulgado apenas agora, o levantamento foi feito em junho de 2008 nas cidades de Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Aracaju (SE) – durante os festejos juninos, e em São Luís (MA) e Parintins (AM), nas festas deBumba-meu-Boi e Boi-Bumbá, respectivamente.

A maioria dos estrangeiros era da Europa (49,6%) e da América do Norte (31,4%), seguidos pelos visitantes da América do Sul (13,9%). Os outros três continentes (Ásia, Oceania e África) totalizaram apenas 5% da amostra. Os Estados Unidos foram o país com maior representatividade na pesquisa, com 25,5% dos entrevistados. Em seguida aparecem Inglaterra (9,5%), Alemanha (8%), Argentina e Canadá (6,6%, cada) e Espanha (5,8%).

A musicalidade, as danças e a hospitalidade brasileiras foram citadas por 60% dos entrevistados e são as questões mais lembradas pelos turistas estrangeiros, seguidas pelas manifestações populares (47%), pelo artesanato e pela gastronomia (30%). Já os atrativos culturais da região Nordeste foram a motivação da viagem para 49,3%, sendo que 35% do total citaram a intenção de conhecer os centros históricos nordestinos.

“Sem dúvida alguma a cultura é uma questão que tem muita força de atração turística e o Brasil, com a riqueza e a pluralidade de povose de culturas, tem como atrair cada vez mais visitantes”, ressalta o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso. Ele destaca que o resultado da pesquisa será usado como uma ferramenta para planejar a divulgação dos destinos turísticos brasileiros no exterior.

As atrações culturais presentes nos festejos juninos foram considerados singulares (90%) e autênticos (85%) e representativos da diversidade cultural brasileira (80%). Do total de entrevistados, 68% demonstraram intenção de voltar ao país para conhecer mais aspectos da cultura do país. Outra característica que pode ser observada é a intenção do visitante estrangeiro de interagir com a cultura local (81,4%) e a preferência por atrações ainda não exploradas pelas operadoras de turismo (68,9%). Do total pesquisado, 57% disseram que gostam de combinar atividades culturais, com lazer e entretenimento.

Metade dos estrangeiros entrevistados utilizou a internet para planejar a viagem, sendo 70% por conta própria. “O Brasil tem um grande potencial em termos de cultura. O povo é um elemento que o país oferece que é sempre citado, além da grande quantidade de lugares com belezas naturais preservadas. Entre os principais problemas citados aparecem questões como ausência ou deficiência de sinalização e limpeza urbana”, detalha Marcelo Pedroso. Das questões relativas a infraestrutura, sinalização turística (65%), equipamentos de apoio (57%) e limpeza (56%) foram as mais citadas.

Uma resposta para Festas culturais atraem estrangeiros para o Brasil

  1. cristiano225 disse:

    Informação bem proveitosa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: