Cidades Turísticas de Pernambuco

O Estado de Pernambuco está situado no centro leste da Região Nordeste do Brasil, limitado por Paraíba e Ceará ao norte, Bahia e Alagoas ao sul, o Oceano Atlântico a leste e Piauí a oeste. É conhecido por seu belo litoral cheio de praias de extrema beleza, algumas delas localizadas na famosa ‘Costa dos Corais’, onde caracterizam-se por suas piscinas naturais formadas por recifes de corais e cheias de peixes coloridos. Sua cidade mais histórica e mais importante é a capital, Recife, principal centro cultural e de lazer do nordeste brasileiro e uma das cidades mais visitadas do país. Outro dos seus grandes pontos turísticos é o arquipélago de Fernando de Noronha que localiza-se a 545 Km de Recife e foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, no ano de 2001, é considerado um verdadeiro paraíso natural e ecológico com algumas das praias mais paradisíacas do Mundo.
Pernambuco - Guía TurísticaPernambuco - Guía Turística

Goiana

Goiana  Goiana é um município do Estado de Pernambuco localizado 65 km ao norte da capital, Recife, na divisa com o Estado da Paraíba às margens do Oceano Atlântico. Na nossa visita não podemos deixar de visitar seu Centro Histórico declarado Patrimônio Histórico Nacional, lugar onde estão concentrados os monumentos civis e religiosos mais importantes da cidade, entre os quais merece especial destaque a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Homens Brancos e a Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pardos, sede do Museu de Arte Sacra de Goiana. 

Itamaracá

Itamaracá  A Ilha de Itamaracá é um dos municípios brasileiros mais bonitos do Estado de Pernambuco, separado do continente pelo Canal de Santa Cruz e situado aproximadamente a 40 km de Recife. Suas belas praias repletas de coqueiros e com águas tranquilas, piscinas naturais e recifes, são os maiores pontos turísticos para milhares de turistas que à visitam durante todo o ano, que encontram em seu litoral uma zona ideal para descansar e praticar todo tipo de esportes náuticos. Uma das mais freqüentadas é a Praia de Forte Orange, onde localiza-se um dos monumentos mais visitados pelos turistas, o Forte Orange. Além disso, esta ilha conta com uma das sedes do Centro de Preservação do Peixe-Boi. 

Igarassu

Igarassu  O município de Igarassu está localizado a aproximadamente 30 km de Recife, no litoral norte da região metropolitana do Estado de Pernambuco. Um dos seus principais atrativos, além das suas belas praias de areia fina e águas tranquilas, é seu Sítio Histórico, considerado um dos Patrimônios Civis e religiosos mais importantes do país, onde destacam a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, uma das mais antigas do Brasil, e o Convento de Santo Antônio, onde está o Museu Pinacoteca de Igarassu. 

Paulista

Paulista  Município Pernambucano localizado a escassos quilômetros ao norte da capital, Recife, fazendo fronteira ao sul com o município de Olinda e ao norte com o município de Igarassu. Uma das suas principais atrações turísticas é o Park Aquático Temático Veneza Walter Parque, sem esquecer de suas excelentes praias repletas de coqueiros com areia fina e águas tranquilas ideais para o banho e a pratica de todos os esportes náuticos. Como monumento civil mais importante merece especial destaque o Forte do Pau Amarelo, situado na praia que possui o mesmo nome. 

Olinda

Olinda  Olinda está localizada a 6 km da capital do Estado de Pernambuco, Recife. Foi declarada pela UNESCO no ano de 1982 Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade por sua grande quantidade de monumentos que existem por toda a cidade e por ser um dos Centros Culturais mais importantes do País. No ano de 2005 foi eleita primeira capital Cultural do Brasil e seu Carnaval é um dos mais visitados. Não podemos deixar de passear pelo seu Centro Histórico, lugar onde estão os monumentos mais importantes da cidade. 

Recife

Recife  Recife, capital do Estado de Pernambuco, é o centro cultural de lazer e serviços mais importantes do nordeste do Brasil. É uma das cidades mais visitadas de todo o país, onde os turistas encontram um rico patrimônio arquitetônico e cultural, em suas belas praias e em sua boa infra-estrutura, um lugar para passar férias inesquecíveis. Alem disso é considerado a Veneza brasileira pela grande quantidade de canais e pontes que cruzam os dois rios que dividem a cidade, o Rio Capibaribe e o Rio Beberibe, dando-lhe um encanto especial. Não podemos deixar de mencionar o seu conhecido Carnaval, um dos mais importantes de todo o Brasil, que todos os anos atrai a milhões de pessoas de todas as partes do mundo. 

Jaboatão dos Guararapes

Jaboatão dos Guararapes  Jaboatão dos Guararapes é um município costeiro do Estado de Pernambuco, localizado ao sul do Recife e ao norte do município de Cabo de Santo Agostinho, um dos mais importantes da Região Metropolitana. Graças a sua excelente infra-estrutura hoteleira, monumentos maravilhosos, belas praias, áreas de lazer e por ser um importante centro econômico e comercial converteu-se em um dos principais núcleos turísticos de Pernambuco. Na nossa visita não podemos esquecer de visitar o Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora e o Parque Histórico Nacional dos Guararapes. 

Cabo de Santo Agostinho

Cabo de Santo Agostinho  Cabo de Santo Agostinho é o principal município industrial do Estado de Pernambuco, onde destaca um dos mais importantes complexos portuários e industriais do Brasil, o Porto de Suape. Localiza-se ao sul do Recife, entre os municípios de Jaboatão dos Guararapes a norte e Ipojuca ao sul. Possui um patrimônio histórico de grande valor, cheio de igrejas e fortificações entre outras construções, além de possuir excelentes praias situadas nas proximidades do Cabo de Santo Agostinho, ideais para o banho e a prática de todos os tipos de esportes náuticos, com águas tépidas e cristalinas, vegetação atlântica e piscinas naturais. 

Ipojuca

Ipojuca  Ipojuca, Município brasileiro do Estado de Pernambucano conhecido por suas belas piscinas naturais localizadas na extensão de todo o seu litoral e por suas belas e extensas praias ideais para prática de todos os esportes náuticos, especialmente o surf e o mergulho. Além disso se realizam os passeios de buggy por todo seu entorno e todo o tipo de esportes de terra e ar. Ao sul do município localiza-se seu núcleo turístico mais importante, Porto de Galinhas, autêntico paraíso de águas cristalinas e numerosas Piscinas Naturais a poucos metros da praia. 

Sirinhaém

Sirinhaém  O município de Sirinhaém está localizado no litoral sul do Estado de Pernambuco, faz fronteira com os municípios de Ipojuca e Rio Formoso. Seus principais pedidos turísticos são suas belas e extensas praias de águas tranquilas e cristalinas, especialmente indicadas para a prática de esportes aquáticos, como o mergulho e a pesca. Uma de suas atrações mais visitadas pelos turistas são os passeios em barco que realizam até a Ilha de Santo Aleixo. 

Rio Formoso

Rio Formoso  O município de Rio Formoso está situado no litoral sul do Estado de Pernambuco e caracteriza-se por sua beleza natural, onde destaca o Parque Ecológico Rio Formoso. Um de seus grandes atrativos turísticos, além de suas belas e extensas praias, são os passeios em barco que realizam por dentro da área do rio que dá nome ao município, onde pode-se observar os antigos engenhos de cana-de-açúcar, um dos mais visitados é o Engenho Pedra de Amolar. 

Tamandaré

Tamandaré  O município de Tamandaré está localizado a 100 km ao sul de Recife. É conhecido por suas exuberantes praias com piscinas naturais e águas tranquilas ideais para a prática de esportes náuticos. Seus pontos mais importantes de interesse turístico são: A Reserva biológica de Saltinho, onde destaca a Cachoeira do Bulha e o Museu da Árvore, além do Mirante do Oitizeiro e o Forte de Santo Inácio, localizado na Praia Boca da Barra junto ao Farol de seu mesmo nome. 

Barreiros

Barreiros  O município de Barreiros está localizado ao sul do litoral pernambucano, a 110 km da capital, Recife, limitado ao norte pelo município de Tamandaré e ao sul com o município de São José da Coroa Grande. Suas praias são de grande beleza, rodeadas de coqueiros, com areia fina e dourada, porém de difícil acesso, dentre as quais merece especial destaque a Praia do Porto. Outras das suas atrações turísticas é o Rio Una, uma de suas maiores atrações são os passeios em barco e a ilha do coqueiro, sem esquecer de sua saborosa gastronomia, especializada em frutos do mar. 

São José da Coroa Grande

São José da Coroa Grande  São José da Coroa Grande está localizado ao sul do Estado Pernambucano, a pouco mais de 120 km de sua capital, Recife, faz fronteira com o Estado de Alagoas. É considerado um dos núcleos turísticos mais importantes do Estado onde seus atrativos são suas belas praias e piscinas naturais que formam-se nas marés baixas ao longo de todo o seu litoral, bancos de areia e rochas conhecidas como ‘Coroas’. Toda a sua costa está repleta de recifes de coral, forma parte da área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais. 

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha  Fernando de Noronha é um arquipélago formado por 21 ilhas e ilhotas com uma área de 26 km2, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO no ano de 2001. Pertence ao Estado de Pernambuco e está a 545 km de Recife, sua capital, lugar de onde saem a maioria dos vôos. É considerado pelos turistas de todo o mundo o melhor ponto turístico do Brasil, verdadeiro paraíso natural e ecológico cheio de praias paradisíacas e com uma maravilhosa flora e fauna, tanto terrestre como aquática. Sua principal ilha que tem o mesmo nome do arquipélago, é a maior com 17 km2 e a única habitada, e parte dela encontra-se integrada desde o ano de 1988 no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. É sem sombra de dúvidas um dos lugares mais belos e espetaculares do mundo. 

Caruaru

Caruaru  O município de Caruaru está situado na Região do Agreste do Estado de Pernambuco, no interior do Vale do Ipojuca. ‘Capital do Forró’ é conhecida também como ‘Princesa do Agreste’, sua capital do mesmo nome é palco de uma das festas populares mais importantes do Brasil, o famoso São João, onde durante 30 dias mais de um milhão de pessoas visitam a cidade. Além disso, conta com uma das maiores feiras de Caruaru, onde se pode adquirir qualquer produto que deseje. Não deixe de visitar o Alto do Moura, comunidade de artistas elegida pela UNESCO como o maior centro de arte figurativa das Américas, onde encontra-se cento de artesãos, modelando todo tipo de objetos, especialmente o barro, transformando suas casas em ateliê que podem ser visitados. 

Petrolina

Petrolina  O município de Petrolina é o maior em extensão da região do Sertão. Sua capital do mesmo nome, está localizada às margens do Rio São Francisco, na divisa com o Estado da Bahia, separado somente por uma ponte do vizinho município de Juazeiro. A cidade é conhecida como a Encruzilhada do Progresso, por ser o maior núcleo agroindustrial do Estado de Pernambuco e também como a cidade das Carrancas, famosas esculturas que possuem somente cabeça e pescoço utilizadas pelos barcos que navegavam pelo Rio São Francisco no século XIX para afugentar os maus espíritos, que podem ser adquiridas em todas as lojas e mercados da cidade. Uma de suas principais atrações turísticas é a imponente Barragem do Sobradinho, maior lago artificial do mundo, lugar onde se pode praticar todos os tipos de esportes náuticos. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: